Se agosto é considerado o mês do cachorro louco, o setembro é vermelho e é o mês do coração, mostrando que é hora de cuidar do coração do seu melhor amigo. Isso mesmo, problemas cardíacos também podem afetar os seus pets.

O setembro vermelho surgiu para conscientizar os tutores a respeito de vários problemas cardíacos que podem afetar nossos amigos.

Vale salientar que esses problemas cardíacos podem ser evitados por meio de hábitos saudáveis e alimentação adequada.

Em muitos casos, cães que já possuem mais de 8 anos de idade podem denotar algum tipo de problema cardíaco. Uma das doenças mais comuns, nesse caso, é a Insuficiência da Valva Mitral.

Ela atinge cães de pequeno porte na maioria dos casos. Há também a cardiomiopatia, que atinge normalmente animais de grande porte, ocasionando fraqueza e, em alguns casos, desmaios. Essa doença em estágio avançado causa arritmias que podem levar à morte.

Outra enfermidade que atinge os cães é a Dirofilariose. Esse transtorno surge por meio da picada de um mosquito infectado. Essa doença também é chamada de Verme do Coração e pode provocar mudanças severas no coração, nas veias e artérias.

No caso dos gatos, o transtorno cardíaco mais comum é a cardiomiopatia hipertrófica. Ela torna a musculatura do coração mais espessa.

Saiba quando o coração dos seus pets pede ajuda

No setembro vermelho, o histórico familiar do bichinho é muito importante para obter um diagnóstico preciso.

Se a família do pet apresenta algum transtorno cardíaco no passado, é possível que o seu amigo também desenvolva um problema semelhante. Por isso, é importante fazer visitas periódicas ao veterinário.

Sobretudo, é importante ficar atento para alguns comportamentos que ocorrem no dia a dia do animal. A dificuldade de fazer exercícios, tosse seca, respiração ofegante, desânimo, tontura, desmaio, convulsões, falta de apetite, língua escurecida e perda de peso são os sintomas clássicos.

Ainda que as doenças cardíacas não tenham cura, é fundamental diagnosticar e prevenir possíveis problemas para conferir o bem estar do seu amigo.

Portanto, é fundamental prestar atenção nos sintomas e, em caso do seu animal apresentar algum comportamento estranho ou diferente, é importante visitar o veterinário.

Cuide bem do coração dos pets no Setembro Vermelho

No setembro vermelho é importante esclarecer alguns fatos importantes. Entre eles vale salientar que incentivar a prática de exercícios físicos ajuda a reduzir o risco de problemas cardíacos.

Por outro lado, é um equívoco pensar que apenas cães e gatos em idade avançada são acometidos por problemas cardíacos. Além disso, não são apenas cães de pequeno porte que podem contrair tais problemas.

Sendo assim, exames de rotina, alimentação equilibrada e exercícios são as saídas saudáveis para evitar que o seu bichinho apresente doenças cardíacas.

Portanto, conheça a Zooplan, um Centro Médico Veterinário que possui uma equipe altamente capacitada para atender o seu pet. Para sanar dúvidas e obter mais informações, entre em contato pelo nosso whats ou pelo site www.zooplan.com.br.