Cães da raça Shih Tzu, Lhasa Apso, Yorkshire, Maltes e Biewer tem que ter alguns cuidados especiais com alimentação, pelagem, saúde oral principalmente.
Alimentação
A alimentação deve ser de preferência ração super premium, que normalmente já indica no pacote para qual raça é apropriada, pois tem grãos com formatos, tamanhos e texturas especiais pra cada um deles e também fortalecem a pelagem. Nos primeiros 11 meses de vida fornecer ração super premium para filhote, e depois, mudar para adulto. Quando atingir 7 anos ( ou quando o veterinário sinalizar, trocar para a ração senior)
Precisamos também tomar cuidado de não oferecer ração ou petiscos como bifinhos e outros com muito corante pois os cães de pelagem branca costumam manchar muito o pelo ao redor dos olhos e da boca e o corante pode ser um fator que potencializa o problema.
Exames imprescindíveis
Fazer um check-up anual com exames de:
- Sangue;
- Urina ;
- Fezes;
- Mensuração da pressão arterial;
- Eletrocardiograma;
Pelagem
Essas raças exigem cuidados diários, por isso se você não tem disponibilidade não é o cãozinho indicado para vocês. Shih Tzu, Lhasa Apso, Yorkshire, Maltes e Biewer precisam de:
- Escovação diária;
- Banhos semanais com shampoos e cremes de boa qualidade;
- Hidratação mensal nos pelos;
- Cuidado ao colocar lacinhos, pois não devem ser colocados rente a pele, devem ficar pelo menos 0,5 a 1cm de distância da raiz do pelo porque podem causar uma ferida se colocados de maneira imprópria;
- Tosa com tesoura (recomendamos nunca fazer a tosa com máquina mesmo que com pente alto);
- Muito cuidado com a pelagem no inverno, pois as roupinhas podem embaraçar facilmente o pelo e eles sofrem muito para fazer a retirada do nó. Se o cachorro estiver sentindo frio, melhores usar capinhas do que roupinhas e escovar o pelo 3 vezes ao dia.
- No inverno dormir com cobertor e melhor não dormir com capinha ou roupinha;
- Nos dias quentes, não sair para passear entre 10h e 16h;
- Deixar água gelada a vontade;
- Banhos no verão: água morna fria e não usar secador quente;
Saúde Oral
Um dos maiores problemas destas raças é o cuidado com a saúde oral pois são animais que produzem muito tártaro quando jovens e muitas vezes tem dentição dupla por remanescência dos caninos e dentes de leite.Aos 3 meses, devemos começar a escovar os dentes deles diariamente com pasta de dente apropriada para cachorro. Aos 10 meses é a idade ideal para castração, e neste momento, podemos verificar como está a dentição para aproveitar a anestesia e extrair os dentes de leite que não caíram.
Realizar a avaliação da saúde oral anualmente com um veterinário é muito importante, se estiver com mau hálito, dentes amarelados e/ou esverdeados é porque tem infecção causada por bactérias que formam a placa bacteriana ou tártaro, que deverá ser removido e tratada anualmente. Como o procedimento requer anestesia, fazer todos exames de sangue e coração previamente é essencial, vale lembrar também, que o cão que cuida da saúde oral vive muito mais e tem menor chance de ocorreram outras doenças como infecção hepática, renal ou endocardite (infecção válvula cardíaca).