O golpe de calor pode ser fatal para o seu animal de estimação se não for detectado e tratado a tempo.
O golpe de calor é uma das causas de morte mais comuns nos animais de estimação, no Verão, por isso é considerada uma urgência médica.
Consiste na subida da temperatura corporal do animal acima do normal, ou seja, acima dos 40ºC, consequentemente o animal absorve mais calor do que aquele que consegue dissipar, e isso pode conduzir a uma falha multiorgânica (falha geral dos orgãos vitais).
Os cães e os gatos não transpiram. Eles arrefecem o corpo através da respiração (arfar), aumentando a frequência respiratória; as almofadas plantares e as zonas de pouco pêlo também ajudam no processo de arrefecimento corporal.
Os animais mais sensíveis ao golpe de calor são os geriátricos (com mais de 8 anos), os muito jovens (até aos 12 meses), os obesos (com peso acima do ideal), os que têm problemas cardíacos e/ou respiratórios e as raças braquicefálicas (focinho achatado), como por exemplo o Bulldog Francês e o Bulldog Inglês.
Para evitar que o seu animal sofra um golpe de calor, recomendamos que não passeie nem faça exercício com ele, nas horas mais quentes (entre as 11h e as 17h); deve ter água fresca e limpa sempre disponível para o seu animal; deve ainda ter sempre sombra disponível no local de descanso.
Nunca deixe o seu animal sozinho no carro; durante qualquer viagem, deve manter as janelas do carro abertas ou o ar condicionado ligado, e ter o cuidado de parar de 2 em 2 horas para dar água fresca ao seu animal.
Nunca o deixe preso ao sol, isso é extremamente importante para evitar o Golpe.
Sinais clínicos que evidenciam o golpe de calor:
- Respiração ofegante;
- Salivação excessiva;
- Pele muito quente;
- Batimento cardíaco acelerado;
- Temperatura retal elevada;
- Fraqueza muscular, sem reacção;
- Vómito;
- Diarreia;
- Descoordenação;
- Tremores.
Não deixe de dar atenção a estes sinais. O golpe de calor pode ser fatal para o seu animal de estimação, se não for detectado e tratado a tempo pelo seu médico veterinário, corre o riscos de comprometer o normal funcionamento dos orgãos vitais e deixar-lhe danos permanentes.
Como deve agir?
Tal como alertamos inicialmente, o golpe de calor é uma urgência médica, de maneira que deve dirigir-se de imediato para o seu veterinário.
Enquanto não chega ao veterinário, deve molhar todo o corpo do animal com água fria (nunca usar água gelada) para o tentar arrefecer, ou embrulhá-lo em toalhas húmidas e ir molhando as mesmas aos poucos.
Deve também oferecer água e humedecer a boca do seu animal, sem forçá-lo a beber, e sem deixar que beba em excesso. No transporte até ao médico veterinário, não o coloque dentro da transportadora, nem o prenda, ligue o ar condicionado no máximo ou leve os vidros todos abertos.
Esteja atento, não facilite, o golpe de calor pode ser fatal para o seu animal.